A Rafaela tem 6 anos, reside na Quinta da Portela – Coimbra. A Rafinha, como é conhecida por todos, é fruto de uma gravidez planeada e muito desejada pelos pais. Mas, desde o primeiro mês de vida da bebé, que os pais achavam que alguma coisa estaria errada, mas os médicos ignoraram e só aos 9 meses, após uma ressonância magnética, foi descoberto que a bebé tinha muitas lesões cerebrais, de causa desconhecida.
Mais tarde, após vários exames e consultas, foi descoberto uma alteração rara ao nível do gene CACNA1G, ficando assim a Rafinha com um diagnóstico de leucomalácia periventricular e encefalopatia epiléptica. Foi dito aos pais que a menina nunca iria falar, andar, gatinhar e que não iria passar dos dois anos de vida.
Mas a Rafinha é uma lutadora e não desiste. E, mesmo com muitas limitações e muitas quedas á mistura, a menina já consegue andar e falar, tudo fruto dos vários tratamentos/terapias a que a menina é submetida desde os 9 meses de vida.
A Rafaela faz tratamentos de reabilitação neurológica na Clínica CHS em Braga. Este programa de reabilitação neurológica tem duração de 8 semanas e tem um custo de 8.700€, não estando contabilizado neste valor as deslocações nem a estadia dos pais durante as semanas que dura o tratamento intensivo.
Nesta altura de vida da menina, em que, este mês completa o sexto aniversário e sendo este o último ano antes de ingressar na escola é fundamental iniciar 2022 com mais um tratamento intensivo, para que a Rafaela consiga alcançar a maior autonomia e independência possível.
Por este motivo pediram o nosso apoio para um novo tratamento intensivo, tão crucial para que a Rafinha continue a superar todas as limitações e adversidades da doença e consiga um futuro mais risonho para si e para a sua família.