O Gonçalo tem 6 anos, reside em Santa Maria da feira, concelho de Aveiro e é portador de Citopatia Mitocondrial, uma doença rara que foi diagnosticada aos 3 anos de idade. Sofre, também, de atrofia no cérebro, convulsões com epilepsia descompensada e um atraso global em toda a parte motora.
O Gonçalo não anda, não fala e depende de ajuda para todas as suas tarefas diárias incluindo a alimentação.
Após este diagnóstico os pais do menino fazem de tudo para que ele possa evoluir e ganhar alguma autonomia e recorrem a todo tipo de fisioterapias / terapias. Sendo que neste momento o Gonçalo realiza um tratamento intensivo de reabilitação neurológica na clinica Kinésio, de 4 em 4 meses.
O Gonçalo está a ter uma evolução excelente com estes tratamentos ao ponto de já segurar o pescoço, de se sentar e agora tentar gatinhar com ajuda dos fisioterapeutas.
Mas, infelizmente, estas terapias têm um custo muito elevado, uma vez que cada tratamento intensivo, de 1 mês, tem o valor de 3.000€. A família está a sufocar e quase a ficar sem meios para continuar com estes tratamentos. Juntam tampinhas, rolhas de cortiça e caricas, mas é um processo muito demorado.
Apesar de tudo o Gonçalo é um menino feliz.
E com o vosso apoio vamos ajuda-lo a continuar a sua evolução e dar-lhe um futuro ainda mais risonho.