AJUDAS EM CURSO



Santiago Rodrigues

O Santiago tem 9 anos e é natural de Casais/Tomar. Até aos 5 anos era uma criança como as outras, alegre, cheio de vida, saudável e feliz.
Mas no dia 14 de Maio de 2013, caiu numa fossa séptica sem que ninguém se apercebe-se, ficando bastante tempo sem oxigénio no cérebro que lhe provocou paralisia cerebral. Os médicos só lhe davam 48h de vida, mas por milagre sobreviveu. No entanto, ficou com sequelas resultantes do acidente que mudaram para sempre a sua vida e da sua família.
Esta criança, desde o acidente, está a fazer tratamentos numa clinica de reabilitação neurológica - Clinica Kinésio - que tem um custo mensal aproximado dos 6.000€. Até agora a família conseguiu pagar este tratamento devido à solidariedade das pessoas mais próximas, mas tiveram que interromper pois já não tinham possibilidades de continuar a pagar à clinica.
Afim de minimizar a luta e a dor desta família, a nossa associação no ano de 2016 pagou um tratamento intensivo ao menino Santiago, onde se verificaram melhorias. Desta forma, pretendemos pagar outro para que o Santiago continue a sua evolução e com isso ganhe qualidade de vida. Pois em 2013 o menino ficou sem falar, ver e andar e hoje já diz algumas palavras e tem alguma autonomia, de tal forma que já mostra felicidade quando vê o irmão e interage com ele.
O Santiago é um herói! Lutou pela vida quando todos a davam como perdida.
E nós não podemos desistir desta criança.



João Sales

O João tem 14 anos, é natural de Setúbal e tem duas irmãs mais velhas. O pai é pescador e a mãe não pode trabalhar para cuidar do seu menino.
O João nasceu no hospital de Setúbal, e no momento do parto (que já se previa complicado pois o João estava “de pés”) os cuidados prestados não foram os melhores e o menino nasceu com o cordão umbilical à volta do pescoço, o que provocou asfixia.
Três dias depois foi transferido para o Hospital Garcia da Horta, mas a situação era irreversível e o diagnóstico desolador – Paralisia Cerebral Grave. Provocando epilepsia, défice visual e atraso no desenvolvimento psicomotor.
O João não anda, não fala e precisa de ajuda de outras pessoas para a alimentação e higiene pessoal.
Em 2014, realizamos uma campanha para o menino João, onde graças à generosidade dos nossos doadores conseguimos dar-lhe uma cadeira de rodas adaptada e com isso aumentar a sua qualidade de vida.
Agora ele necessita novamente da nossa ajuda para a adquirir de uma Cadeira Auto para as suas deslocações, também adaptada às necessidades do João, uma vez que ele não segura o tronco. O custo desta cadeira ronda os 3 mil euros.
Estes pais apesar das dificuldades tentam dar ao seu filho uma vida normal, levando-o passear. Mas neste momento o João só sai de casa para ir a consultas, uma vez que sem esta cadeira não existem condições para o menino viajar em segurança.
Desta forma, agradecíamos a sua atenção para que possa juntamente connosco criar condições de vida digna a esta criança.




Margarida Carvalho

A Margarida tem 4 anos de idade, é natural da Figueira da Foz e aos 8 meses de idade foi-lhe diagnosticado Paralisia Cerebral do tipo Discinética, a característica predominante desta doença é a presença de movimentos involuntários anormais nos braços, pernas, face e rosto. Cognitivamente a Margarida está bem, ouve, percebe tudo o que a rodeia, e já tenta falar.
Desde que foi diagnosticado esta doença, os pais da menina tentam todos os tratamentos disponíveis, para que possam minimizar os efeitos desta doença.
Assim sendo, a menina está a fazer tratamentos na Alemanha. Durante o ano ela desloca-se várias vezes a este país para receber a ajuda médica necessária, que infelizmente ainda não existe em Portugal.
Mas não é possível para esta família suportar os custos do tratamento, bem como das deslocações e alojamento. Para tal, no passado dia 8 de Setembro, o pai da Margarida esteve em direto na TVI no programa “ A tarde é Sua” a pedir com urgência apoio financeiro para comparticipar nas despesas dos tratamentos.
Ao ver o desespero deste pai a APAMS, entrou em contato direto com o programa, e oferecemo-nos a pagar 3 tratamentos, a fim de minimizar a luta e a dor destes pais, cujo o valor total é de 15.000€.
Pedimos assim a vossa ajuda, de forma a garantir que a Margarida continue os seus tratamentos na Alemanha, pois tem sido bastante favorável á sua evolução.
Posteriormente, iremos novamente à TVI, para mostrar o resultado dos tratamentos que com a vossa/nossa ajuda irá recebê-los mais rapidamente.



Aparelhos Déntarios

Estamos também a ajudar duas irmãs gémeas, ambas com 17 anos e ambas nasceram com paralisia cerebral. Vivem só com a mãe, que teve de deixar de trabalhar para tomar conta das filhas.
Além do apoio a nível da alimentação e medicação, necessitam também de ajuda para colocação de aparelho dentário e respectiva manutenção durante 2 anos.
A associação todos os meses dá uma ajuda para alimentação e paga os tratamentos dentários a estas duas meninas.



Instituto Profissional do Terço



É uma instituição que alberga 59 meninos, dos 6 aos 18 anos. Fica situado junto ao Marquês, no Porto.
À qual a nossa instituição e muito orgulhosamente, também ajuda mensalmente com roupa, calçado, alimentação e medicação.



Lar Rosa Santos



É uma instituição que alberga 54 meninas dos 5 aos 18 anos, situada no Porto.
Á qual a nossa instituição tem o orgulho der ajudar mensalmente com roupa, calçado, alimentação e medicação.



Gerações



Mais um passinho para ajudar no bem estar da Sr. Armandina de Braga.



Recolha de Alimentos

Estamos a reunir todos os esforços a fim de dar apoio aos sem abrigo com alimentação. Aceitamos todo o tipo de produtos alimentares e de higiene, por favor contacte-nos para podermos efectuar a recolha.